Em 30 de outubro, dia que antecede a abertura oficial da 16ª Conferência Anpei de Inovação, que acontece nos dias 31 de outubro e 1º de novembro no ExpoMinas, em Belo Horizonte -MG, os participantes inscritos no evento terão a oportunidades de visitar importantes centros de inovação, pesquisa e desenvolvimento tecnológico de Minas Gerais.
Planejadas em três roteiros, as visitas técnicas incluem passagens pela sede do Google em Belo Horizonte, pelo Instituto Tecnológico Vale, pela Universidade Corporativa Fiat Chrysler Automobiles Latam (ISVOR), pelo o Centro de Inovação SENAI/FIEMG, pelo Espaço Seed – Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development, pelo Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e pela Fundação Educativa de Rádio e Televisão Ouro Preto (FEOP).
De acordo com a organização da 16ª Conferência Anpei de Inovação, as visitas técnicas são uma ótima oportunidade de conhecer um novo ecossistema de inovação e de fazer network com líderes empresariais de diferentes regiões do Brasil.
As vagas são limitadas. Por isso, não perca tempo. Confira os roteiros abaixo, inscreva-se para participar da 16ª Conferência de Inovação e cadastre-se na visita técnica de seu interesse!
Roteiro 1: Circuito de Inovação Belo Horizonte – MG
Visita limitada a 40 participantes.
10:00: Espaço Seed;
11:20: Google;
12:40: Almoço – Restaurante da FIEMG*;
13:30: Centro de Inovação e Tecnologia (CTI) SENAI FIEMG.
A visita ao CTI será realizada em grupos e de acordo com os circuitos escolhidos previamente pelos participantes. Poderão ser visitados os Institutos SENAI de Tecnologia em Química, Meio Ambiente, Alimentos e Bebidas, Automotiva e Metalmecânica, os Institutos SENAI de Inovação em Engenharia de Superfícies, Processamento Mineral e Metalurgias e Ligas Especiais, o Laboratório Aberto e a Gerência de Metrologia.
17:00: Chegada prevista ao Espaço Seed.
*O valor do almoço não está incluso na visita técnica. A FIEMG disponibilizará o seu restaurante para o almoço a um custo de R$ 32,90/quilo. É recomendável o uso de sapatos fechados e confortáveis.
Roteiro 2: Circuito BH – Ouro Preto
Visita limitada a 30 pessoas. O mesmo roteiro será realizado em duas turmas de 15 participantes cada, divididas no momento do embarque.
08:15: Espaço Seed;
08:45: Saída para Ouro Preto;
10:45: Instituto Tecnológico Vale;
12:45: Almoço – Opções de restaurantes na cidade*;
14:00: Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP;
15:30: Fundação Educativa de Rádio e Televisão Ouro Preto (FEOP);
16:00: Retorno à BH;
18:00: Chegada ao Espaço Seed.
*O valor do almoço não está incluso na visita técnica. A FEOP indicará alguns restaurantes no centro de Ouro Preto para escolha dos participantes.
Roteiro 3: BH – Betim
Visita limitada a 20 participantes na turma da manhã e 20 na turma da tarde.
08:45: Espaço Seed;
09:15: Saída para Betim;
10:00: Visita à Universidade Corporativa Fiat Chrysler Automobiles Latam (ISVOR)
12:30: Retorno;
13:00: Chegada ao Espaço Seed.
A visita técnica da tarde tem início às 13h e término previsto para 17h15.
Inscreva-se e participe da 16ª Conferência Anpei de Inovação:http://www.anpei.org.br/conferencia2017/inscricoes/
Saiba mais sobre as visitas técnicas: http://anpei.org.br/conferencia-tabelas-2017/VISITA_TECNICA.html
Conheça os locais que serão visitados
Google em BH
Após quase dez anos de operação em Minas Gerais, o Google inaugurou, no ano passado em Belo Horizonte, o único escritório focado em engenharia da América Latina. O espaço de 4,8 mil metros quadrados centraliza grupos especializados em mecanismos de busca com impacto global. Na nova sede trabalham engenheiros recrutados nas universidades de Minas Gerais, profissionais de 12 estados do Brasil e alguns estrangeiros. Em Belo Horizonte estão os engenheiros responsáveis pela a busca específica para doenças (Google Health) e pelo serviço de mapas para pequenas empresas. Hoje, em parceria com o hospital Albert Einstein, associado à Anpei, cerca de 400 doenças estão registradas com sintomas, formas de contágio e tratamento.
Instituto Tecnológico Vale
Instituição sem fins lucrativos, de pesquisa e ensino de pós-graduação, o Instituto Tecnológico Vale (ITV) foi criado em 2009 com o objetivo de desenvolver opções de futuro por meio de pesquisa científica e desenvolvimento de tecnologias para expandir o conhecimento e a fronteira dos negócios da Vale de maneira sustentável. O ITV conta com mais de 50 pesquisadores em seu quadro e tem duas unidades em operação: uma em Belém – PA, especializada em questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável, e outra em Ouro Preto – MG, voltada a temas ligados à mineração. O Instituto também incentiva a formação de pesquisadores-empreendedores para liderarem empresas de base tecnológica ou processos de transferência de tecnologia que possam resultar das pesquisas.
Universidade Corporativa Fiat Chrysler Automobiles Latam (ISVOR)
A ISVOR se posiciona como uma empresa capaz de promover o aprendizado colaborativo e de contribuir para os resultados do negócio. Para a ISVOR, a educação corporativa é um sistema vivo de formação de pessoas protagonistas de suas carreiras, capazes de realizar as transformações necessárias para a viabilização das estratégias de negócio, de maneira sustentável. Acredita em um processo de formação contínuo, que expõe o indivíduo a conhecimentos e experiências diversas, valorizando sua capacidade de sonhar, imaginar e criar. Propõe a ética, a diversidade e a colaboração como valores capazes de garantir a contínua construção do novo.
Centro de Inovação SENAI/FIEMG
O Centro de Inovação e Tecnologia SENAI/FIEMG (CIT) é uma unidade SENAI composta por um conjunto de Institutos de Inovação e Institutos de Tecnologia focados na competitividade industrial. Criado em 2011, o Centro nasceu com o desafio de ampliar o atendimento industrial tanto em Minas Gerais quanto no Brasil, e assumiu o compromisso de desenvolver a inovação e a tecnologia de ponta em parceria com universidades e outros centros de pesquisa nacionais e internacionais.
Espaço Seed
O Espaço Seed – Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development – nasceu a partir de um programa de aceleração de startups para empreendedores do mundo todo que queiram desenvolver seus negócios em Minas Gerais. Trata-se da única aceleradora com recursos públicos do Brasil. O Seed potencializa a interação, as redes e a transferência de conhecimento e habilidades entre empreendedores apoiados e o ecossistema local.
Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP
O edifício, que data de meados do século XVIII, foi projetado por Manuel Francisco Lisboa, pai de Aleijadinho, e é uma obra grandiosa em meio à Praça Tiradentes. Foi o Palácio dos Governadores e agora sedia vários museus da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tais como o de Mineralogia, com uma coleção de mais de 20 mil exemplares, o de Ciência e Técnica, com peças de valor científico, tecnológico e histórico; o de Metalurgia; o de História Natural, com destaque para o crânio do Homem de Lagoa Santa, e do Astronômico, com o observatório de 1911.
Fundação Educativa de Rádio e Televisão Ouro Preto (FEOP)
É a Fundação de Apoio Institucional da UFOP, que conta com forte atuação também em projetos de inovação. Na FEOP, os visitantes da 16ª Conferência Anpei de Inovação conhecerão o espaço, e o projeto como um todo, da nova iniciativa do Governo do Estado, o Hub de Inovação, principal ação da Secretaria de Desenvolvimento Ciências, Tecnologia e Ensino Superior (SEDECTES/MG), dentro do Programa Minas Digital. Com o objetivo de incentivar o surgimento dos futuros empreendedores tecnológicos mineiros, utilizando uma metodologia já testada e reconhecida na área: a do Lemonade, os Hubs são ambientes inspiradores, de inovação e excelência corporativa, que contam com espaço de coworking, UAITECs com cursos na área de tecnologia, empreendedorismo, startups, estações de trabalho, monitoria e mentoria, espaço convivência, salas de teleconferência e o que mais seja necessário para cada região selecionada.
Confira a programação da 16ª Conferência Anpei de Inovação
Com um layout integrador, painéis, debates, experimentações práticas, networking e vivências acontecerão em ambientes integrados.
Com o tema central “Vivendo a inovação em um mundo em transformação”, o evento irá discutir novos caminhos para a inovação em um mundo em constante e rápida transformação nas relações e nos modelos de negócio usualmente conhecidos.
As palestras com especialistas nacionais e internacionais abordarão tendências e movimentos no Brasil e no mundo que podem auxiliar o país nas políticas e práticas para o setor de P,D&I.
Confira a programação completa: http://www.anpei.org.br/conferencia2017/programacao/
Dinâmica do evento
Nos dias 31/10 e 01/11, palestras, workshops, vivencias acontecerão simultaneamente nas estações e salas
- Estação conhecimento: Apresentações simultâneas em três palcos diferentes. O público estará equipado com rádios receptores e fones de ouvido que sintonizarão os canais específicos de cada palco.
- Estação Experiência: Composto por cinco palcos, sendo quatro laterais e um central, a Área Maker, que contará com workshops práticos, vivências, palestras, etc.
- Salas: Serão utilizadas para a realização de cursos específicos, de rodadas de negócios e da Assembleia Ordinária do Associados da Anpei.