O consórcio internacional INCOBRA [Increasing International STI Cooperation between Brazil and the European Union] promoverá, de 31 de outubro a 1 de novembro, em Belo Horizonte (MG), a edição brasileira do Brokerage Event. O objetivo é reunir empresas e atores de inovação do Brasil e da União Europeia (UE) para explorar possíveis oportunidades de cooperação internacional em ciência, tecnologia e inovação (CT&I). O evento será realizado durante a 16ª Conferência Anpei de Inovação, promovida pela Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei). Com o tema “Vivendo a inovação em um mundo em transformação, a edição deste ano discutirá novos caminhos para a inovação em um mundo em constante e rápida transformação nas relações e nos modelos de negócio usualmente conhecidos.
O Brokerage Event surge como etapa posterior de um conjunto de atividades do INCOBRA que tiveram como objetivo a identificação de tópicos emergentes para as atividades de cooperação em P&I entre BR-EU, e a subsequente elaboração de Cenários de Cooperação nas áreas identificadas. O projeto desenvolveu cenários em cinco áreas: Economia Biológica Sustentável; Cidades Inteligentes; Manufatura Avançada e Nano Materiais; Energia Verde; e Segurança Alimentar.
Entre as atividades promovidas pelo INCOBRA durante a Conferência, estão: sessão plenária sobre o novo programa de trabalho do Horizonte 2020; apresentação de cenários de cooperação em áreas temáticas; o minicurso sobre o Horizonte 2020 e suas oportunidades de cooperação em CT&I com o Brasil.
Incobra abre chamada para apoio financeiro à participação do brokerage event
Nesta última segunda-feira (7), o consórcio internacional INCOBRA lançou uma chamada para conceder apoio financeiro aos participantes do INCOBRA Brokerage Event, que será realizado de 31 de outubro a 1º de novembro, em Belo Horizonte (MG), durante a 16ª Conferência Anpei de Inovação. Os interessados devem enviar suas propostas, em inglês, até 20 de setembro.
O objetivo da chamada é auxiliar os participantes com vouchers de viagem para participação no evento. Em contrapartida, os beneficiários precisam participar da apresentação dos cenários de cooperação apresentados no evento, executar um mínimo de cinco reuniões durante o Brokerage Event, participar da sessão plenária sobre o programa Horizonte 2020, e completar um relatório de atividades e despesas para obter o reembolso. No total, serão 20 vouchers concedidos: dez para brasileiros e dez para europeus.
Dentre os requisitos para participar, os proponentes precisam ter experiência comprovada em parcerias internacionais. O público alvo da chamada são as empresas e atores que trabalhem diretamente com ciência, tecnologia e inovação (CT&I) e envolvidos com o desenvolvimento da inovação de alto impacto de produtos e serviços no setor transversal de manufatura avançada e nano materiais. Eles também devem demonstrar interesse em estabelecer projetos de cooperação bilateral entre Brasil e UE.
Para acessar o formulário de manifestação de interesse nos vouchers de viagem, acesse aqui.
O edital completo pode ser acessado aqui.
(Incobra)