Pro-Inova
Busca
Destaques

Programa de Capacitação

Área restrita Associe-se Newsletter

Parceiros



Inovação sustentável é a chave para o futuro


Estima-se que do total de 6,3 bilhões de habitantes do planeta, cerca de quatro bilhões de pessoas recebam menos de US$ 3 dólares por dia e apenas 800 milhões ganhem mais de US$ 15 mil por ano.

Para combater essa desigualdade e promover a inclusão dessa comunidade, as empresas terão que adotar modelos de negócios que contemplem o desenvolvimento de produtos que atendam às necessidades desse público. Nesse sentido, a inovação sustentável será a chave para alcançar esse objetivo e, sobretudo, para a manutenção do planeta.

Segundo uma das maiores autoridades mundiais no efeito das estratégias empresariais sobre o meio ambiente e pobreza, o professor de administração da Universidade de Cornell (EUA), Stuart L. Hart, somente a inovação tecnológica, fruto do conhecimento muitas vezes já disponível, pode solucionar esse desafio. “Só a mega escala de uma explosão de inovações tecnológicas, partindo da mobilização e engajamento da indústria, dará condições para a criação de uma massa crítica necessária para alcançar a dimensão da resposta requerida. Será a maior oportunidade de mercado para as empresa inovadoras”, acredita o especialista que será um dos palestrantes da X Conferência Anpei – Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras.

Outro fator que impulsionará a utilização mais freqüente da inovação sustentável é o crescimento da população mundial. Estima-se que em 2050 haverá cerca de dez bilhões de habitantes no planeta. “A atividade econômica precisa ser multiplicada por dez para atender as necessidades da população projetada”, afirma Hart. A energia, por exemplo, é responsável, atualmente, por 25% das emissões de gases efeito estufa. Se essa geração for multiplicada por dez, não haverá planeta.

No entanto para esse caso, existem algumas alternativas como a iluminação por LED, que utiliza quase dez vezes menos energia do que uma lâmpada incandescente. Porque, então, não é usada? De acordo com o professor, isso acontece pela forma como a sociedade valoriza os produtos – título do ultimo livro de Hart “Capitalismo na Encruzilhada” – e pela falta de difusão do conhecimento via inovação tecnológica. “É preciso entender que sem inovação não haverá futuro,” finaliza.




Notícias recentes