Pro-Inova
Busca
Destaques

Programa de Capacitação

Área restrita Associe-se Newsletter

Parceiros



Instituto tecnológico Vale instala núcleo no Pará


O estado do Pará ganhará um Instituto Tecnológico Vale (ITV), um dos melhores centros de pesquisa do mundo com foco em desenvolvimento sustentável. A instituição será instalada no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), à beira da baía do Guajará, em área contígua à Universidade Federal do Pará.

De acordo com o diretor do ITV, Luís Eugênio Melo, o prédio será inaugurado em 2012, mas o funcionamento já começará este ano. “Vamos montar o primeiro laboratório, de climatologia, até dezembro próximo”, disse.

O investimento total no instituto será de R$ 230 milhões. O ITV acolherá pós-doutores e pós-graduados, nas áreas prioritárias de economia, sociologia, biologia, direito, química, física e matemática. A ideia, segundo Melo, é ser referência em biodiversidade na atividade da mineração.

O prédio do ITV em Belém terá 22 mil metros quadrados de área construída, com cerca de 20 laboratórios, biblioteca, pelo menos 12 salas de aula, e instalações para os pesquisadores.

ITV – Criado em 2009, o ITV coordena as ações de ciência e tecnologia da Vale. Serão três unidades físicas: em Belém (PA), Ouro Preto (MG), especializada no tema mineração, e em São José dos Campos (SP), com foco em inovações em energia.

(Fonte: Sedect-PA)




Notícias recentes