O Programa iTec, iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) com execução da Anpei em prol do desenvolvimento da inovação aberta com transferência de tecnologia entre empresas de todos portes, instituições de pesquisa e agências do governo, realizará a Ação iTec nos dias 31 de outubro e 1° de novembro no Palco Ouro Preto Valley da Estação Experiência, durante a 16ª Conferência Anpei de Inovação, no ExpoMinas, em Belo Horizonte – MG.
31 de outubro
A iniciativa tem início às 14h do dia 31 de outubro com a palestra “Inovação Aberta: oportunidades e desafios do ecossistema brasileiro de inovação”, com a participação de Jorge Mário Campagnolo, Secretário Substituto de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTIC, e Luiz Mello, vice-presidente da Anpei.
Logo em seguida, acontece o painel “Contratos Sebrae/Senai e Sebrae/Embrapii: Aproximando Startups de Grandes Empresas”
A Saint Gobain do Brasil irá apresentar alguns de seus desafios tecnológicos em inovação aberta. E as oportunidades ficarão por conta da Embrapa, que falará sobre inovação aberta no agronegócio; do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, que irá expor sobre inovação aberta no IPT e o novo modelo Embrapii-Sebrae; e da Fundação Educativa de Rádio e Televisão Ouro Preto, que apresentará o IOT 4 Mining, centro de tecnologias de Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (AI) para a indústria de mineração em Minas Gerais.
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) irá falar sobre recursos para parcerias e novas tecnologias.
1º de novembro
No segundo dia de evento, a Ação iTec tem início com o “Workshop como estruturar sua estratégia de inovação aberta: do tema a seleção de parceiros”, ministrado pela Techmall.
Em seguida, o tema a ser debatido é o uso de informações tecnológicas na identificação de oportunidades e áreas a desenvolver iniciativas de inovação aberta. Logo após, acontece a Vitrine Embrapa Agroenergia e a parceria Embrapa Agorenergia – Embrapii, e a apresentação de programas de parcerias estratégicas do Comitê de Negociação e Relacionamento Institucional (CORI) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq).
Nesse dia também acontecerão palestras de facilitadores. Será debatido o “Uso de informações tecnológicas na identificação de oportunidades e áreas a desenvolver iniciativas de inovação aberta”.
Programa iTEc
O Programa iTec conta com um Comitê Técnico composto pelas seguintes organizações: MCTIC, Anpei, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Senai, Sebrae, Confederação Nacional da Indústria (CNI), Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), BNDES e Finep. São parceiros da iniciativa: Unesco Brasil, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Embrapa, Embrapii, INPI e CNPq.
Visite o site da Plataforma iTec: www.plataformaitec.com.br, conheça os desafios postados, proponha soluções tecnológicas a eles e utilize a ferramenta de inovação aberta para fomentar a inovação na sua empresa ou instituição.
Sobre a Conferência Anpei de Inovação
Realizada desde 2001, a Conferência Anpei tem se consolidado como fórum privilegiado para o encontro de representantes de empresas, agências do governo e instituições de C,T&I para discussão e encaminhamentos de políticas e práticas voltadas à inovação nas empresas e no país.
Em sua última edição, ocorrida em agosto de 2015 em Recife – PE, o tema trabalhado foi “Inovação e competitividade globais”. O evento reuniu 1.175 participantes em três dias. Deste público, 44% vieram de empresas, 27% de instituições científicas e tecnológicas (ICTs), 9% de consultorias e 6% de agências governamentais. Os demais eram empreendedores e representantes de entidades de classe.
Parceria com a FINIT
Nesse ano, a Conferência Anpei de Inovação será realizada durante a Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (FINIT). Organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (SEDECTES), a FINIT se destaca como um grande hub, reunindo importantes e consolidados eventos em um só local, tendo como público-alvo startups, grandes empresas, pesquisadores e profissionais das áreas de tecnologia e inovação.