No último dia 25 de maio, o vice-presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), Luiz Mello, se encontrou com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais, Miguel Corrêa Júnior, e com o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), Evaldo Ferreira Vilela, para formalizar a realização da 16ª Conferência Anpei de Inovação, que acontecerá de 30 de outubro a 1º de novembro de 2017 no ExpoMinas, em Belo Horizonte – MG, durante a Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (FINIT).
O pré-lançamento, que ocorreu na cidade administrativa de Minas Gerais, contou com a presença de instituições do ecossistema mineiro de inovação, empresas inovadoras associadas à Anpei e da impressa regional.
O vice-presidente da Anpei, Luiz Mello, comemorou a volta da Conferência à capital mineira. “É um imenso prazer voltar a Belo Horizonte com a Conferência após oito anos. Esperamos, mais uma vez, promover a discussão sobre temas relativos à área e, junto com a FINIT, não tenho dúvidas de que faremos um ótimo evento”.
Na abertura do pré-lançamento, o secretário Miguel Corrêa afirmou que a Conferência Anpei somará, e muito, ao ecossistema de inovação mineiro e à FINIT: “Estamos fortalecendo a Feira com mais um grande evento, dentro de um ecossistema que já foi validado, como o nosso. Podemos observar em iniciativas como estas (FINIT), o bom investimento do recurso público”.
Confira o recado do vice-presidente, programe-se e participe! #vemai #savethedate#16ConferenciaAnpeideInovacao
Sobre a 16ª Conferência Anpei de Inovação
Com o tema “Vivendo a inovação em um mundo em transformação, a 16ª edição da Conferência Anpei de Inovação irá discutir novos caminhos para a inovação em um mundo em constante e rápida transformação nas relações e nos modelos de negócio usualmente conhecidos. Para tanto, serão realizadas palestras com especialistas nacionais e internacionais que irão abordar tendências e movimentos no Brasil e no mundo que podem auxiliar o país nas políticas e práticas para o setor de P,D&I e o ambiente de negócios.
O formato da Conferência demonstra o espírito inovador da Anpei. Buscando um layout integrador, painéis simultâneos, experimentações, networking e vivências se integrarão no mesmo espaço.
A programação também inclui apresentações de cases de inovação em sessões paralelas. Segundo os comitês técnico e executivo, esse momento é uma excelente oportunidade para que as empresas mostrem o seu esforço inovativo e compartilhem experiências com um público bastante especializado, fazendo benchmarking de suas práticas com outras companhias.
O evento contemplará ainda painéis sobre os programas estratégicos da Anpei, como o iTec, que incentiva a inovação aberta nas organizações; o Anpei Exchange, que acelera o know how de inovação nas empresas utilizando casos de sucesso das organizações mais inovadoras do Brasil; o Cebrabic, Centre for Europe-Brazil Business Innovation Cooperation; e os Comitês Temáticos da Anpei, que são grupos de debate entre os Associados para promover o networking, a colaboração e a mobilização em torno de temas relevantes como a Interação ICT-Empresa, a Gestão da Propriedade Intelectual, a Gestão da Inovação e o Fomento à Inovação.
Sobre a Conferência Anpei de Inovação
Realizada desde 2001, a Conferência Anpei tem se consolidado como fórum privilegiado para o encontro de representantes de empresas, agências do governo e instituições de C,T&I para discussão e encaminhamentos de políticas e práticas voltadas à inovação nas empresas e no país.
Em sua última edição, ocorrida em agosto de 2015 em Recife- PE, o tema trabalhado foi “Inovação e competitividade globais”. O evento reuniu 1.175 participantes em três dias. Deste público, 44% vieram de empresas, 27% de instituições científicas e tecnológicas (ICTs), 9% de consultorias e 6% de agências governamentais. Os demais eram empreendedores e representantes de entidades de classe.
A missão da Anpei
A Anpei atua há mais de 30 anos com o ecossistema de inovação e possui expertise nesta nova dinâmica mundial de modelos de interação entre os principais atores, destacando-se como uma rica fonte de aprendizado, networking e articulação.
Dentre suas ações, estão o estímulo a debates com a iniciativa privada, o governo e instituições científicas e tecnológicas para traçar melhores políticas e práticas para fomentar a inovação no país. De acordo com a Anpei, esse é o caminho para que o Brasil se conecte com o mundo e participe, ativamente, tanto nas cadeias nacionais e internacionais de ciência, tecnologia e inovação, quanto em diferentes mercados, gerando produtos e serviços de alto valor agregado.
Sobre a FINIT
Iniciativa pioneira do Governo de Minas Gerais, a FINIT, que tem o objetivo de promover o intercâmbio entre o que há de mais avançado em termos de tecnologia, inovação e empreendedorismo em diversas áreas, se destaca como um grande hub, reunindo importantes e consolidados eventos em um só local, tendo como público-alvo startups, grandes empresas, pesquisadores e profissionais das áreas de tecnologia e inovação.